São Paulo

Cidade Visitada: São Paulo
Língua: Português
Moeda: Real
Passagem de avião: 143.000,00 AOA (Ida e Volta)

Informação: para nós angolanos é necessário tratar o visto, portanto vou partilhar algumas informações úteis sobre o assunto.
Documentos necessários:
·        Passaporte válido (mais de 6 meses)
·        Duas fotografias
·        Bilhete de identidade
·        Print do bilhete de passagem
·        Print da reserva do hotel
·        Seguro de viagem
·        Extracto bancário
·        Declaração do serviço
·        Recibos de vencimento (3 meses)

A empresa que faz a recepção dos documentos e trata de todo processo, actualmente chama-se VFS Global, eis o link https://www.vfsglobal.com/Brazil/Angola/  onde também deverão preencher o formulário online. O valor do visto de turismo é 64.800 AOA e não pode ser pago por transferência apenas por depósito num balcão do banco BFA, e uma taxa de quase 9000 AOA já nos balcões da VFS. A minha experiência com o visto não foi muito boa, recebi o visto a poucas horas da vigem, e ainda por cima tive de ir pessoalmente à embaixada e receber o passaporte. A nova entidade que está a tomar conta do processo, de forma muito resumida não esta a correr bem, minha opinião e de outras pessoas que tinham lá o processo há mais tempo.

A cidade de São Paulo é principal centro financeiro da América do Sul, com mais de 640 municípios, a que os brasileiros chamam de cidades. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia e de todo o hemisfério sul. A cidade é a 8ª mais populosa do planeta com cerca 45 milhões de habitantes, sendo que 21 milhões encontram-se no centro de São Paulo, contando com cerca de 100 nacionalidades diferentes.
De Luanda para São Paulo, são 7h40min, e o voo faz São Paulo e Rio de Janeiro. Os fusos horários também são diferentes menos (GMT-3).
Cheguei ao aeroporto de Guarulhos no terminal 2, por volta das 3h, no entanto fiquei no aeroporto mais 2h à espera de uma amiga que vinha de Bruxelas, sim desta vez não fui sozinha :D.
Assim que ela chegou fomos até a paragem 99, que é uma espécie de concorrente local da Uber e a corrida até ao hotel, na avenida Ipiranga foi 50 reais, cerca de 40min.

1º Dia
O Hotel fica mesmo no centro antigo, como eles chamam, está entre a estação de metro da Luz, e da República. A viagem do aeroporto ao hotel durou aproximadamente 45min.
E ficamos a saber que em São Paulo o engarrafamento é 24/7, sem exagero.
Chegamos ao hotel e nos instalamos, o quarto não era nada como eu estava à espera, é um edifício antigo, e os quartos parecem apartamentos, estilo Ibis, sem luxo nenhum, mas relativamente limpos, digo relativamente porque uma das camas não estava bem limpa, encontramos fios de cabelo, ligamos para a recepção e tudo se resolveu. Mas apesar disto o factor proximidade foi um ponto bastante positivo. Pagamos pelo quarto com duas camas e pequeno-almoço incluído o valor de 1.325,16 reais (350 dólares).
O café da manhã
Depois de desarrumar o básico das malas, descansarmos os pés tomamos um banho e fomos ao mercado municipal almoçar, por ser perto do hotel, fomos à pé.
O mercado existe desde 1933 e é um ponto de referência da cidade. Para além dos habituais produtos o “Mercadão” também é conhecido pela venda de frutas raras e exóticas, e pela gastronomia tradicional da cidade de São Paulo, como o tradicional lanche de mortadela, o bolinho e o pastel de bacalhau. Nós acabamos por comer uma picanha divinal e um sumo natural, cuja fruta parecia ter saído directamente do quintal do restaurante. Uma comida simples, mas extremamente saborosa.

Mercado Municipal

Prato de Picanha Com farofa

Voltamos para casa bem “abastecidas” e descansamos porque a noite ainda era uma criança.
Saímos de casa por volta das 19h00 e tal, porque tínhamos feito uma pesquisa sobre os sítios fixes para ir à noite e acabamos no bar de forró, música e comida nordestina no “Bar da Ema”. Parte da comida estava óptima, não gostamos é muito da tapioca, mas essa carne seca com feijão frade,menina! O lugar só peca pela forma de pagamento, temos que saber o que queremos de antemão e pagar logo a entrada, nunca tinha visto nada igual. Mas tirando isso foi fun.

Carne seca, Feijão frade, Farofa e Molho Vinagrete

Tapioca
Salão do forró
Banda de Forró

2º Dia

Começamos o dia logo cedo, porque fomos até Campinas, cumprir uma missão e acabamos por almoçar por lá, num bistrô super simpático “Maria Antonieta”. O nome refere-se a arquiduquesa da Áustria, que viria a tornar-se rainha de França e que junto com o rei esteve no epicentro da revolução francesa, como últimos representantes da monarquia neste país dando esta, lugar à república. O nome não podia ser mais adequado.

Salada com castanhas e molho de mostarda
Bacalhau crostado  com puré de banana e molho de camarão

Café e Macarron de Framboesa

Depois do almoço voltamos para São Paulo (Cidade) e demoramos cerca de duas horas até chegar a estação rodoviária do Tieté, por ser uma cidade enorme, o transito é constante. Chegamos à estação e fomos até ao posto de turismo para poder chamar o Uber, e acabamos com mais indicações de pontos turísticos imperdíveis, mas como já era tarde acabamos por ir a vila Madalena, no Madá, um bar/club com Samba ao vivo, super top.  Pagamos 80 reais por pessoa, por duas caipirinhas de açaí, que eu adorei, mais a batata frita com bacon e cheddar e uma água, caro para a qualidade das batatas principalmente, mas enfim.

Banda de Samba
Caipirinha de Açaí

3º Dia
O dia começou oficialmente com um almoço no sujinho, comida mineira no seu melhor, as fotos não fazem jus ao sabor, mas digo já que é de “lamber os beiços”. E pagamos um total de 194,59 reais (48 dólares), por uma “tonelada” de comida.
O Sujinho apesar de ter um nome apelativo no sentido negativo, não tem nada que ver com isto, o restaurante tem mais de 50 anos de existência, o ambiente é descontraído e aconchegante, e a comida é simples mais com muito sabor. Por sorte era mesmo na rua do hotel.

Picanha com arroz de carne seca

Gelado de brigadeiro

Depois de enchermos a “bandulheira”, fomos até ao MAC USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo). O museu encontra-se na Avenida Pedro Álvares Cabral, no Ibirapuera num complexo arquitectónico criado nos anos 1950 pelo arquitecto Oscar Niemeyer e constitui um importante centro de pesquisa e de formação educacional. A entrada é grátis.

Gato Gigante
O MAC possui a mais importante colecção da América Latina. Conta com cerca de 10 mil obras - entre óleos, desenhos, gravuras, esculturas, objectos e trabalhos conceituais constituindo um grande património cultural com exposições nacionais e internacionais.

Interior do Museu

Andar dedicado a arte Latina

O museu tem 8 andares onde 6 deles são dedicados a exposição. A visita culminou no último piso com uma vista espectacular sobre o parque do Ibirapuera.
Vista para o Parque do Ibirapuera
No mesmo piso encontra-se um restaurante/bar super cool, onde acabamos por ficar e fomos agraciadas com uma noite de jazz e gente bonita.

Jazz ao vivo com Dom Paulinho Lima
4º Dia

Dia de visitar a Pinacoteca e por ser perto do hotel fomos à pé.
 A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil com um acervo de mais de 7000 obras de arte brasileira, principalmente dos séculos XIX e XX. Desde pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, tapeçarias, objectos de arte decorativa e um conjunto de obras do período colonial. O edifício da Pinacoteca foi construído em 1900, no Jardim da Luz, centro de São Paulo, projetado para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios. É o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em 1905. O horário de funcionamento é das 10h00 – 17h30, custa apenas 6 reais, ou seja 1,5 dólares e vale muito a pena visitar.

Pinaconteca

Vanguarda brasileira dos anos 1960 – Coleção Roger Wright
Depois da Pinacoteca, fomos de metro até a famosa avenida Paulista, começamos pela avenida Faria-Lima, e fomos descendo pela avenida abaixo. Conhecida como o coração financeiro da cidade, é uma avenida de quase 3km que alberga vários edifícios de escritórios, O MASP, parque Trianon, Shopping Paulista e vários outros pontos de destaque. Excusado é dizer que não conseguimos ir a todos os lugares, porque meio dia para tudo isto é simplesmente impossível, kkkkkkk.
A Casa das Rosas, cuja entrada é gratuita, é um palacete do estilo clássico francês, dedicado a diversos eventos culturais, com destaque para literatura e poesia. É um dos últimos edifícios ainda existentes, refente a época característica da ocupação inicial da avenida Paulista.
Fachada da Casa das Rosas
O jardim da Casa das Rosas
A biblioteca

O Sesc Avenida Paulista é um centro cultural e de lazer que pertence a instituição brasileira privada do Serviço Social do Comércio (SESC).
Com três eixos centrais, corpo, tecnologia e arte, o edifício divide as suas atividades em 17 andares, abrigando oficinas, apresentações, exposições, entre outras atividades.
Avenida Paulista

Chá de hibisco e Yara ao fundo :)
A vista imperdível no topo e uma cafetaria, onde aproveitamos tomar um chá. A entrada é gratuita.

IMS (Instituto Moreira Salles) museu de fotografia com entrada grátis também. Com cerca de 2 milhões de imagens, o IMS possui um conjunto de fotografias do século XIX no Brasil e a melhor compilação relativa à fotografia nacional das sete primeiras décadas do século XX, vale a pena, nos tivemos a oportunidade de ver uma exposição da fotógrafa Claudia Andujar e as entradas também são gratuitas.

Exposição Claudia Andajur
Avenida Paulista vista do IMS
Curta-metragem sobre os índios na Amazónia
 Japan House (em português Casa do Japão, ou Casa Japonesa) são centros de difusão de cultura japonesa, desde a cultura milenar até a cultura contemporânea de inovação. A “Japan House”  é uma iniciativa do governo do Japão, na cidade de São Paulo, Brasil, Los Angeles, E.U.A, e a terceira em Londres, Inglaterra. Em cada cidade o edifício possui, um restaurante de alta gastronomia japonesa, uma biblioteca, uma loja, espaços para oficinas, palestras e eventos, sempre rotativos. A entrada é gratuita e havia uma exposição dedicada aos nossos amigos de quatro patas J

Exposição de productos para cães
Ainda na avenida Paulista aproveitamos para comprar em promoção tickets para ver uma peça de teatro “A Sogra que pedi a Deus” no teatro Ruth Escobar e pagamos 60 reais (15 dólares) para duas.

Peça- a sogra que pedi a Deus
 A noite terminou no hotel Unique, como a bênção do Senhor sempre nos acompanha, era uma noite de festa temática no hotel, da revista Vogue Brasil. Gente famosa, bem vestida e bonita, ajudou-nos a suportar os quase 30min de espera. Isto tudo porque é necessário fazer reserva para ter um lugar no “Skye”. O hotel é lindo e faz jus ao nome, e quando subimos percebemos logo porque que a fila para entrar é tão grande. Boa vibe, bom pessoal, boa música, boa comida e uma vista espetacular. Pagamos pelo sushi, duas taças de vinho, dois cocktails, uma pizza, duas águas e sobremesas, cerca de 300 reais, que equivale a 75 dólares aproximadamente. Top!
A vista "from the skye"

Creme Brulé Ipanema
5º dia
Tomamos um pequeno-almoço reforçado porque o dia seria dedicado ao jardim botânico e ao parque Ibirapuera.
Começamos pelo jardim, que é mais distante do centro. A viagem de Uber custou-nos, só ida, 30,82 reais (7,57USD) e o preço de entrada no parque é 10 reais equivalente a 2,5 dólares, se estiverem de carro(turismo) são mais 10 reais.
O Jardim Botânico foi fundado em 1928 com o objetivo principal de mostrar quão importante é a natureza e enfatizar que devemos ter cuidado com a biodiversidade. O jardim abriga inúmeros seres vivos, 380 espécies como por exemplo árvores que estão em risco de extinção, mais de 139 espécies de aves, assim como diversas plantas e várias espécies de animais.
Fotos
A estufa
Museu Botânico

Plantas em extinção existentes no jardim

Eu :p
Assim que entramos aproveitamos para ir até ao quiosque comprar uma lembrança do jardim, há lembranças para todos gostos e bolsos, canelas, canecas, pins para o frigorífico etc.
 Lago das ninfeias

Não conseguimos apanhar internet, para chamar o Uber, mas como os brazucas são super simpáticos, uma rapariga fez hotspot com o móvel e lá conseguimos chamar, rumo ao parque do Ibirapuera. Pagamos 22,47 reais (5,52 USD) pela viagem.
O Parque Ibirapuera é um parque urbano, inaugurado em 1954, com uma área de 158 hectares. Em 2017, foi o parque mais visitado da América Latina, com aproximadamente 14 milhões de visitas, além de ser um dos locais mais fotografados do mundo.

Ovo da Páscoa gigante

Fazem parte do conjunto arquitectónico do Parque Ibirapuera:
  • Pavilhão Japonês com um jardim até hoje cuidados pela comunidade;
  • Pavilhão da Bienal, atual sede da Bienal de São Paulo;
  • Museu Afro Brasil;
  • Oca, Pavilhão Lucas Nogueira Garcez;
  •  Palácio dos Estados que atualmente comporta o Pavilhão das Culturas Brasileiras;
  •  Grande Marquise - local onde está situado o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM);
  • Ginásio de Esportes, o Velódromo (pista para ciclismo) e o conjunto de lagos;
  • Obelisco do Ibirapuera, símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932
  • Monumento às Bandeiras, monumento em homenagem aos bandeirantes esculpido por Victor Brecheret.
Muitos deles projectados pelo famoso arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer.
Tentamos ir ao planetário, mas os bilhetes estavam esgotados, visitamos uma exposição da escola de astrofísica professor Aristóteles Orsini e por fim conseguimos visitar o Museu Afro-Brasil e foi lindo, encontramos várias coisas que nos são familiares inclusive a Rainha Ginga. Pagamos 6 reais (1,50 dólares).

Meteorito( Escola de astrofísica)
A escravatura( Museu Afro Brasil)

Acessórios africanos( Museu Afro Brasil)
Retrato da rainha Ginga( Museu Afro Brasil)

Planetário
E como não podia deixar de ser, comida no final do dia, um almoçozito básico no bar Brahma.
Bar Brahma - detalhes
Picanha na pedra
Caipirinha de carambola

6º dia
Graças à Deus ambas detestamos fazer compras, portanto deixamos isso para o último dia e apenas algumas horas pois nosso dia já estava programado. Toda “moambeira” que se prese conhece a José Paulino(risos), pois é sinónimo de roupa barata e por ser perto do hotel fomos à pé.

O dia terminou em alta, fomos ao Terraço Itália, também perto de casa, mas achamos por bem ir de Uber porque já era noite e não queríamos arriscar. O restaurante fica no topo do edifício Itália.
Esfera de chocolate com gelato de creme e calda de frutas vermelhas
Gelato de Pistachi com petit gateau
O Terraço Itália é um restaurante/bar especializado em culinária italiana, que está em funcionamento desde 1967, no topo do Edifício Itália. Com cerca de 165 metros de altura e 41 andares, é um dos edifícios mais altos de São Paulo.
Do topo do bar é possível ter uma vista panorâmica de 360 graus da cidade, caso pretendam somente visitar o terraço e desfrutar da vista, podem faze-lo por 30 reais (7,5 USD).
Interior do bar Itália
São Paulo vista do terraço Itália
No dia seguinte já estávamos de partida, acordamos cedo arrumamos as malas compramos mantimento num café mesmo à frente do hotel, que faz uns sumos naturais divinais. Chamamos o Uber até ao aeroporto e fomos com uma driver super simpática, pagamos 54 reais e ficamos no terminal 1. Para nossa surpresa o terminal 1 é só para voos domésticos, devíamos ter ido para o terminal 2 e 3. O aeroporto é enorme e do terminal 1 para o 2 é necessário ir de autocarro que por sorte passa de 5 em 5 min e é grátis, ou seja, tudo correu bem.
E assim terminou a visita à São Paulo, muito top e com companhia melhor ainda. Ficou muito por ver e por se fazer, mas a cidade é enorme e seria difícil em tão pouco tempo.
Bandeira do Brasil

• Pontos fracos: Apesar de não termos vivido nenhum episódio de violência graças à Deus, existe um certo sentimento de insegurança. Há muitas pessoas a viver na rua e muita prostituição em plena luz do dia e por fim o trânsito, há sempre engarrafamento.
  • Pontos fortes: é um destino relativamente barato e com muito para se fazer, tanto de dia como de noite. Pagamos de Uber durante estes dias todos 316,22 reais (78,24 dólares). Para quem gosta de museus como nós, as opções com entradas gratuitas são inúmeras, as pessoas são muito simpáticas, a comida é deliciosa e o clima também é muito parecido ao nosso.