5 maneiras de falar o Amor

By 145Graus by: Ellis Cleuza - março 08, 2019



Hoje no tópico de espontaneidade vamos falar sobre as 5 linguagens do amor. O meu primeiro contacto com o livro, foi em 2014 quando vi nas mãos de uma amiga, para quem me conhece sabe que gosto de ler, mas que não particularmente de romances e por causa deste "pré-conceito" de que todos os romances são boring deixei-o estar.  O  livro é de  Gary Chapman e neste é possível perceber que existem várias formas de sentir e expressar o amor, pelos outros, ajudando-nos a perceber que nem sempre a forma como o expressamos é percebida da forma como o queremos expressar. O livro é bastante interessante e aconselho vivamente.

Hoje passados cerca de 5 anos venho falar sobre o livro que ignorei. Nunca julguem o livro pela capa.


 De maneira muito resumida são estas as chamadas 5 linguagens do amor:

•             Palavras de Afirmação
Essa linguagem consiste em elogiar , expressar gratidão, motivar e demonstrar afecto através de palavras, tais como: "Fazes isto muito bem", "Gosto da forma como tratas as pessoas" ou ainda "Vai correr bem, tu consegues".

•             Tempo de qualidade
Tal como o nome diz significa demonstrar amor através do nosso tempo, ou seja estar física e mentalmente presente na companhia de outra pessoa, deixar de lado o telemóvel, a televisão, o computador, por exemplo e dedicar realmente a nossa atenção à quem amamos. Durante um passeio, ao assistirem um filme ou no caso de "Sair para jantar e não estar sempre a mexer no telemóvel". Faz com que a outra pessoa perceba que lhe dedicamos total atenção.

•             Presentes
Quando falamos desta linguagem há que ter em atenção de que não se trata necessariamente  de encher a pessoa amada de mundos e fundos, mas sim de pequenos gestos que demonstram que nos recordados com carinho. "Oferecer uma flor" , "Uma caneta" ou até uma "Moldura com aquela fotografia tirada num jantar de amigos" serve perfeitamente para quem tem essa linguagem como principal, porque para elas realmente importa a intenção.

•             Gestos ou Actos de Serviço
É quando fazem coisas por nós, sem termos de pedir do estilo "Fazerem-nos o jantar depois de um dia longo e cansativo no trabalho", "Trocar a lâmpada" sem que tenhamos de pedir, "Preparar uma viagem à 2 de A à Z", demonstram que a pessoa realmente preocupa-se em ver-nos felizes e faz com que nos  sintamos valorizados.

•             Toque físico
Abraços, beijos, cafunés, mãos dadas e até sexo, fazem parte desta linguagem do amor. É a necessidade de demonstrar amor de forma física, ainda que não tenhamos uma relação amorosa com as pessoas. Geralmente as pessoas que se identificam com essa linguagem são muito tácteis. Mas atenção para não ultrapassar os limites da proxêmica (estudo das relações de proximidade e distância entre pessoas e objectos durante as interacções) alheia.

Porque que este tópico é importante? Primeiro porque todo e qualquer ser humano tem a necessidade de ser e sentir-se amado, segundo porque mais uma vez as pessoas são diferentes e às vezes achamos que estamos a dar o nosso melhor, expressando o nosso amor da melhor forma que sabemos, mas afinal a outra pessoa até se sente pouco amada e desvalorizada , simplesmente porque não estamos a demonstrar o amor da forma que ela espera.

Devemos estar atentos as pessoas à nossa volta para que possamos expressar o nosso amor de maneira que elas realmente percebam que são amadas.

Obviamente somamos em nós as 5 linguagens do amor, mas tendencialmente valorizamos mais umas do que outras.

Eu identifico-me na seguinte ordem de importância:
1.           Tempo de Qualidade
2.            Toque Físico
3.            Actos de serviço
4.            Presentes
5.            Palavras de Afirmação

Partilhem please nos comentários com que linguagem se identificam e como expressam essa linguagem.                


  • Share:

You Might Also Like

6 comentários

  1. Boas Ellis,

    Grande livro esse. Gostei muito do resumo. Optimo para quem quer saber o conteudo e não tem muito tempo para ler. Great work as always. Keep it up

    ResponderEliminar
  2. Uma maneira óptima de incentivo à leitura, abertura de mentes, mudança de perspectivas e etc. Linguagem simples, objectiva e clara ❤️
    Já me suscitou a vontade de lêr o livro.
    Eu por exemplo sequer considerava algumas dessas “linguagens” do amor como válidas, mas analisando faz todo o sentido. E, respondendo a tua pergunta: as cinco (5) linguagens para mim devem ser usadas na mesma dose, são indissociáveis e devem estar presentes em todo e qualquer tipo de relação.

    Obrigada por existires e seres assim �� (praticando as palavras de afirmação, o que é extremamente difícil, SQN).

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente, Soraya. E obrigada eu por seres essa leitora assídua do blog que deixa sempre um comentário super fofo! A minha amiga mais meiga 🥰 (SQN)
    Love you sis

    ResponderEliminar
  4. Bela descrição apesar de nao ter lido ainda o livro fiquei bastante motivada de o fazer, estes 5 pontos sao bastante profundos e me levaram a ver que preciso de mudanca pois apenas 2 se identificaram comigo.
    Rumo a leitura valeu Ellis

    ResponderEliminar
  5. Eu é que agradeço por deixares o teu comentário. Realmente há muito que devemos aprender sobre nós mesmos. O escritor afirma que realmente duas são as nossas principais formas de expressar e receber amor,mas que apesar disso temos de lembrar que as pessoas a nossa volta não são iguais e que a sua "expressão do amor" é diferente.

    ResponderEliminar